Anatomia

Após anos desde que fui aprovado na disciplina de anatomia, retornei ao anatômico de minha faculdade. Olhando para alguns cadáveres e peças anatômicas, reminiscências acerca de conhecimentos quase esquecidos vinham retornando à mente. A foto foi em 2020, durante o pandemônio da COVID-19. Depois de passar por 2020 sem estudar presencialmente absolutamente quase nada parece que sofri alguma atrofia cerebral, porém assintomática. Lembro-me que no início do meu curso sabia de cor diversas sub-estruturas anatômicas, como a localização dos canais dos nervos ópticos, forames diversos, acidentes ósseos, variações anatômicas et cetera. Quando penso nas coisas que esqueci, me angustio, hoje em dia creio que não seja nem capaz de realizar uma soma de frações matemáticas que aprendi no ensino fundamental. Professores mais de idade querem que aprendamos à moda deles, é bastante divertido ter que sentar em uma cadeira desconfortável e decifrar a anatomia de peças de plástico. Hoje o conhecimento é algo tão acessível que basta abrir um software de anatomia 3D e aprender anatomia deitado na cama escutando uma música de qualidade (Cris Cornel, por exemplo) bem distante de uma faculdade.

Mas durante a pandemia, ficar longe da faculdade foi algo ruim. É incrível a insatisfação humana.

O ensino remoto um tanto quanto chato, cheguei a conclusão que não existe método de ensino ruim, ruim é o método de ensino no qual você está inserido.

Fotos que tirei no anatômico (cadáver, cérebro, feto natimorto, figado, coração…

As fotos acima são muito interessantes, mostram estruturas e órgãos bem preservados. Estudar anatomia com componentes reais do corpo humano nos da a real noção de como são, mesmo alguns detalhes não sendo preservados pelos processos naturais de degradação que até mesmo o preparo com formol não consegue evitar.

2 comentários em “Anatomia”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s